Gráfica britânica de luxo instala unidade no Campo Belo

Envelopes forrados à mão e convites com bordas de ouro são alguns dos mimos que a realeza britânica costuma encomendar à gráfica de luxo Barnard & Westwood.

Sediada em Londres há 80 anos e com processos artesanais, a empresa desembarca neste mês no Brasil de olho na expansão no mercado de luxo, que deverá movimentar cerca de R$ 15,1 bilhões em 2010, segundo a MCF Consultoria.

A intenção é oferecer convites para eventos pessoais e corporativos para quem não hesita em gastar até R$ 100 por unidade.

“É um país com grande potencial. O Brasil representa 1% a 2% do faturamento mundial do mercado de luxo e pode chegar a entre 3% e 5% em dez anos”, diz Nick Hartley, diretor da Barnard & Westwood.





A unidade brasileira da Barnard é a primeira fora da Inglaterra e adotará o modelo de franquias. A gráfica será localizada no Campo Belo, zona sul paulista, e o parque gráfico ficará na zona oeste.

Dez funcionários ficarão encarregados da produção, incluindo a pintura à mão.

Além de São Paulo, a empresa avalia Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Desde a década de 1980, a marca tem o selo de gráfica oficial do Palácio de Buckingham; tudo indica que será a responsável por criar os convites do casamento do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono inglês, agendado para abril de 2011.

A empresa não comenta, mas, da mesma forma como os casamentos reais tendem a ditar tendências em moda, não será de estranhar se a inspiração também chegar aos convites.

Fonte: Folha de S. Paulo





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